
Versões com legendas em português.
Em cartaz de 1 a 30 de setembro de 2025.
De 1º a 30 de setembro de 2025, a AMOCÊ - edição Primeira Vista conta com quatro curtas documentais de até 15 minutos, finalizados entre 2010 e 2019 - cada um com uma versão legendada em português. A seleção se divide entre as vertentes Projeta Minas e Panorama Nacional.
Na seção mineira, Uma pausa pra um causo e outra pro café (2015), de Altiere Leal, registra poeticamente a contadora de histórias Marolina Francisca de Araújo, moradora da comunidade do Tira Barro, comunidade posteriormente reconhecida como quilombo, em Lassance.
Já no eixo nacional, três obras distinguiram-se pela sintonia com a curadoria ao valorizar narrativas plurais: Jessy (2013), de Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna, acompanha a cena transformista de Salvador em um espaço histórico LGBTQIAPN+, hoje extinto; Santos Alfaiate (2014), de Dannyel Leite, documenta o ofício tradicional de Manoel dos Santos, alfaiate em Jacareí, interior paulista, falecido três anos após as filmagens; e Retrato de Dora (2014), de Bruna Callegari, um mergulho íntimo nos vínculos de afeto e ancestralidade entre neta e avó, em São Paulo.
Juntas, as obras abrem caminhos para refletir sobre o cotidiano nos anos 2010, as experiências pré-pandemia e o documentário para além de um produto audiovisual informativo: como arquivo, ele também é instrumento de construção e disputa de narrativas.
Venha construir memória!







